segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Crítica: Tropa de Elite 2

A questão agora é outra.

Sinopse oficial: "2010. Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo."
A continuação do "hit" (se é que vocês me entendem) de 2007 é uma grata surpresa nesse ano de 2010. Infelizmente por uma obra do destino, o filme veio a ser lançado após a escolha do nosso representante na premiação do Oscar ano que vem.


Tropa de Elite 2 é o melhor filme nacional dos últimos tempos, por conseguir duas proezas: ser uma sequência superior ao filme original e ser um filme de ação/policial que corrobora numa reflexão pós-sessão de cinema.

Parece clichê esse papo de "soco no estômago", "jogar a merda no ventilador", mas essas seriam expressões adequadas para designar o que é a trama desse filme.




O roteiro é muito bem amarrado, agregando coisas novas e revisitando algumas que já foram vistas no filme anterior.
Wagner Moura é o centro do filme. Sua atuação (que já era impressionante) evoluiu consideravelmente. Aliás, sobre atuações, não tem como falar uma por uma, todo o elenco está excepcional! Para aquelas pessoas (como eu) que se irritam com o padrão teatral dos filmes nacionais, temos aqui exemplo de como é encarar o papel na raça, transmitindo toda aquele naturalidade em situações mais improváveis e dramáticas que o filme possa oferecer. A ação é substituída pela tensão na maior parte do filme. Então se prepare, não será uma jornada fácil.

Enfim, não é mais um filme de favela, não é mais um filme de drogados, não é mais um filme de corruptos e não é mais um filme global. Eis um filme que pensa e faz pensar, sem medo algum. Um filme para todo o mundo ver com prioridade aos brasileiros.





Nome Original: idem
Ano: 2010
Duração: 116 minutos
Direção: José Padilha
Roteiro: Bráulio Mantovani, baseado em argumento de José Padilha, Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Pedro Van Held, Seu Jorge, Irandhir Santos, Tainá Müller e André Mattos

Imagens: Divulgação

Um comentário:

BlogBlogs.Com.Br