sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Entendendo o complicado lançamento de Scott Pilgrim Contra o Mundo no Brasil

Scott Pilgrim, pra quem não sabe, é o filme baseado na série de HQs de Bryan Lee O’Malley, onde o protagonista (que dá nome à história) precisa derrotar os sete maléficos ex de Ramona Flowers, pra poder ter o direito de namorá-la.

Bom, esse era um dos filmes com a maior hype pra 2010, gerando imensa expectativa principalmente no meio nerd indie lá na América Anglo-Saxônica. E, para aumentar ainda mais essa expectativa, o filme foi exibido na Comic-Con 2010 e foi aclamado por público e crítica. Era de se esperar que o filme conseguisse altos valores de bilheteria, porém não foi o que aconteceu; o filme foi um dos maiores fiascos de bilheteria no ano.

E isso afeta a nós, brasileiros, diretamente. Já que boa parte dos filmes que fracassam lá fora, ou ganham uma distribuição quase mínima aqui ou já são jogados direto ao mercado de Home Video. Temeroso por essa realidade, o amigo Thiago Siqueira, do Cinema com Rapadura, decidiu criar uma hashtag no twitter, #ScottPilgrimNoBrasilNow, e pediu o auxílio de seus fãs para mostrar à Paramount que o filme teria público aqui caso fosse lançado nos cinemas.



A campanha surtiu efeito e a Paramount Brasil se pronunciou, pelo seu Twitter oficial, pedindo para que seus seguidores tuítassem as suas cidades, pra que ela pudesse fazer o mapeamento de quais localidades realmente haveria público. E o fez. E anunciou que o filme será distribuído por aqui em outubro e que estará presente no Festival do Rio, segundo informações obtidas em primeira-mão pelo pessoal do Omelete e confirmado logo depois pela Paramount via Twitter.

Ok, essa foi uma demonstração de força do público brasileiro. Mas agora vejamos o outro lado da história:

Scott Pilgrim foi um fracasso de bilheteria nos EUA, o que foi uma surpresa, já que o filme esteve no topo dos assuntos mais falados do mundo no Twitter por vários dias seguidos, inclusive antes da estreia. O que nos leva a pensar: será que a Paramount vai mesmo se arriscar aqui?

Convenhamos, Scott Pilgrim esteve em primeiro nos Trending Topics mundiais por duas semanas e ainda assim foi um fracasso lá nos EUA, onde a hype era imensa. Agora vamos à realidade do Brasil: alguns minutos nos Trending Topics brasileiros. Não se compara. A Paramount não vai lançar o filme em grande escala se arriscando a tomar um belo dum prejuízo. A distribuição será parecida com a de Kick-Ass: apenas nos grandes pólos e, ainda assim, nem em todos os cinemas.



A Paramount ainda não falou em data, apenas que a estreia será em outubro. Só nesse mês teremos filmes como A Lenda dos Guardiões, Tropa de Elite 2, Machete, Enterrado Vivo, Piranha, Os Vampiros Que Se Mordam, Runaways, Os Outros Caras e mais algumas comédias românticas. Isto é, concorrência pesada pra Scott Pilgrim.

E será justificada essa ação, o filme não terá um grande público por aqui e o retorno financeiro para a Paramount não será grande. Outro fator que corrobora esse fato é que o intervalo de tempo entre a estreia americana e brasileira será de dois meses, ou seja, logo o filme cairá com boa qualidade na internet; e o brasileiro gosta de fazer download. O que o Thiago Siqueira conseguiu (seria bom creditá-lo, hein, Omelete? Que feio!) foi evitar que o filme fosse direto às locadoras.

Edgar Wright dirige o filme com Michael Cera, Mary-Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Brandon Routh e Chris Evans no elenco. Trailer:




Agora, pessoal, que tal uma campanha para que alguma distribuidora pegue os direitos sobre o home video do
Trainspotting, que hoje não existe no Brasil? Hein?

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