terça-feira, 5 de outubro de 2010

Zack Snyder foi uma boa escolha?

Como 14 em cada 10 pessoas já sabem, e tá noticiado logo ali embaixo, Zack Snyder, diretor de 300 e Watchmen, foi contratado para dirigir o novo filme do Superman.

Entre os candidatos, Snyder era o único acostumado a blockbusters. Em 2004, fez o remake de Madrugada dos Mortos, de George A. Romero, que custou 26 milhões de dólares para a Universal e retornou mais de 100 milhões de dólares na bilheteria. Em 2007, já sob a batuta da Warner Bros., lançou 300, seu maior sucesso, que custou 65 milhões e atingiu a marca de 450 milhões de dólares na bilheteria.

Em 2009, fez o seu melhor filme, Watchmen. Investimento pesado da Warner, exatamente o dobro do que 300 custou e rendeu apenas 185 milhões, isto é, lucro de apenas 55 milhões, o que é considerado um fracasso retumbante para um projeto desse tamanho em Hollywood.

Mas nem por isso a Warner desistiu de Snyder, já que o manteve para A Lenda dos Guardiões (custou 80 milhões) e, agora, o contrata para dirigir um dos filmes da DC, que se tornarão o carro-chefe da empresa com o término da saga de Harry Potter.

Em Watchmen, Snyder praticamente transpôs a graphic-novel para as telas. Assistir ao filme é quase como ver os quadrinhos em movimento. Fez mudanças importantes, como tirar o Conto do Cargueiro Negro e o garoto e o jornaleiro da versão final que foi ao cinema. E a mais essencial, que foi mudar o final sem alterar o conceito, jogada arriscada que deu muito certo.

Voltando aos possíveis candidatos, o nome mais qualificado era Darren Aronofsky. Certamente colocaria uma intensidade enorme no filme. E identidade, coisa que o Homem-de-Aço carece faz tempo no cinema. Snyder é bom diretor, também consegue imprimir intensidade, basta pegar o exemplo do Comediante ou do Rorschach, em Watchmen. Mas Aronofsky tem mais qualidade nesse aspecto.

O fato é que o roteiro, que fez com que Snyder aceitasse dirigir o filme, pois havia recusado no início do ano, foi escrito por David Goyer, que ajudou no roteiro dos últimos dois filmes do Batman e foi, também, responsável por aberrações, como Alma Perdida. Christopher Nolan também ajudou no roteiro. Essa dupla que fez o recomeço de Batman, então a expectativa é boa.

O vilão escolhido por eles será o General Zod, que foi interpretado por Terence Stamp em Superman II e foi vivido por Callum Blue (o Mason, de Dead Like Me) recentemente em Smallville.

Snyder disse à Variety que Brandon Routh, que interpretou Clark Kent em Superman - O Retorno, não deve voltar ao papel. Aí fica a pergunta: quem será o novo Homem-de-Aço? Os requisitos para viver Clark Kent são conhecidos por todos: ter cara de bobo, ser branquelo, cabelo escuro e mais cara de bobo e inocente. Quem eu prefiro? Sob esses requisitos, Josh Radnor (o Ted, de How I Met Your Mother), por quê não? Mas fiquem tranquilos, daqui a pouco surge alguém dizendo que será o Gerard Butler, só porque trabalhou mais de uma vez com Snyder.

Quem eu queria de verdade, sem obedecer esses requisitos já estabelecidos? Will Smith.

Um comentário:

BlogBlogs.Com.Br