sábado, 19 de junho de 2010

Crítica: Up - Altas Aventuras

A minha maior aventura...


Eu me lembro de que logo depois de ter visto esse filme no cinema, ainda com os olhos vermelhos de tanto chorar, confessei a um amigo meu que aquele teria sido sem a menor dúvida o clássico da minha geração. Lembro-me de ter dito algo mais ou menos assim: "Sempre esperei por um filme que me encantasse de tal maneira que eu o levaria sempre comigo, através dos anos, até o fim da minha vida. Aquele filme que eu assistiria inúmeras vezes. Eu o veria com os meus filhos, depois com os meus netos e assim por diante.". Lembro de ter dito isso e minha voz ter até falhado devido a emoção que emanava ao descrever o filme que eu havia acabado de ver.

O filme em questão trata-se do novo triunfo da Pixar. O estúdio arrisca-se mais uma vez ao trabalhar com novas possibilidades, unindo em uma única trama personagens tão distintos e ao mesmo tempo tão semelhantes. Dividem a tela o velho rabugento Carl Fredericksen e o falastrão explorador da natureza Russel.

Carl é um vendedor de balões de 78 anos aposentado e viúvo. Amargurado e prestes a perder a sua casa, ele toma fôlego para realizar uma viagem em busca do Paraíso das Cachoeiras, localizado na América do Sul. Sua casa "alça vôo" com a ajuda de milhares de balões. Mas tudo ameaça dar errado quando ele percebe que não está só nessa viagem, o pequeno Russel acaba fazendo inadvertidamente parte dessa jornada.


Encontram-se ali duas gerações que durante todo o filme dividirão experiências de vida e concluirão uma só coisa: a vida independente de como ela seja, será sempre uma aventura. Para tanto, desenvolve-se uma história que ganha vida através da singularidade de cada personagem. Além de Carl e Russel, lá estão: o fiel cachorro falante (!) Dug e a ave Kevin (!) - Dois personagens que despertam fortes características ocultadas pela cara amarrada do sr. Fredericksen.

A Pixar nos entrega aqui o filme mais forte e tocante de sua carreira. Pela primeira vez, assuntos como: morte, perda e recomeço são abordados de forma clara e intensa. A sequência inicial é fantástica por conseguir sintetizar a vida de Carl em apenas quatro minutos, acentuando os seus momentos mais marcantes. Prepare uma caixa de lenços.


O filme destaca-se também pela parte técnica. O visual é primoroso (embora não supere o de Wall-e). A música composta por Michael Giacchino é soberba! É daquelas trilhas que já nascem clássicas, comprovando assim o já anunciado talento do músico.
Destaque também para a dublagem brasileira que ficou simplesmente perfeita! Chico Anysio foi uma escolha mais que acertada para ser a voz de Carl Fredericksen.

Não consigo traspor tudo o que sinto em relação a esse filme. É puro coração. É a prova de que não existem barreiras para se contar uma boa história, seja ela com personagens reais ou animações. Mas não se engane, com uma história dessas, não duvido que esse velho rabugento tenha mesmo existido.

Trabalho mais do que digno de Oscar. Uma legítima obra-prima.

E que a Pixar voe cada vez mais alto em busca de novas aventuras.


P.S.: Esquilo!





Nome Original: Up
Ano: 2009
Duração: 96 minutos
Direção: Peter Docter e Bob Peterson
Roteiro: Peter Docter e Bob Peterson
Elenco: Christopher Plummer, Edward Asner, Jordan Nagai, Bob Peterson, John Ratzenberger e Ellie Docter

Imagens: divulgação

Um comentário:

  1. Up foi um dos filmes que mais me comoveu e me fez valorizar as idas ao cinema.Ótimo texto.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br