Como noticiado por todos os lados no domingo passado, Guillermo del Toro (do magnífico O Labirinto do Fauno) teve que abandonar a direção da adaptação aos cinemas da obra de J. R. R. Tolkien. A causa foram os sérios problemas financeiros da MGM, que detém boa parte dos direitos da adaptação, que impossibilitou o sinal verde para o início das filmagens.
Como del Toro possui diversos compromissos com outros estúdios, os constantes atrasos em O Hobbit acabariam por atrapalhar essas outras obrigaçõs do diretor. Apesar de abandonar a cadeira de diretor, o mexicano vai continuar trabalhando no roteiro ao lado de Peter Jackson, que também produz.
Mas, e agora, sem del Toro, quem deve assumir a direção dos dois longas baseados no livro de Tolkien? O preferido de todos os fãs é, claro, o diretor da trilogia O Senhor dos Anéis, Peter Jackson. Porém, o produtor/roteirista não deve assumir a direção, já que está totalmente ocupado na trilogia de Tintim.
Oficialmente, nenhum nome foi falado ainda. E nem rumores ganharam força. Mas na internet já começam a pipocar listas de diretores que podiam dirigir os filmes. Tirei alguns nomes absurdos e preparei uma lista com quem teria condições de assumir uma empreitada dessas e quem também poderia aceitar o convite.
Ei-los:
Sam Raimi
O diretor da trilogia Homem-Aranha já provou que sabe lidar com um imenso blockbuster com os filmes do aracnídeo. Conduz muito bem as cenas de ação e consegue usar o humor na medida certa.
Alfonso Cuarón
Mexicano como del Toro, Cuarón tem uma carreira curta, mas muito produtiva, contendo filmes aclamados pela crítica como E Sua Mãe Também, A Princesinha e Filhos da Esperança. Além de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro filme da franquia do bruxo. Conta a seu favor a amizade com Guillermo del Toro.
Neill Blomkamp
O mais inexperiente da lista, Blomkamp fez o seu debute só em 2009 com o sucesso Distrito 9, que só saiu do papel com o apoio de Peter Jackson. Além do filme de ETs na bagagem, o diretor sul-africano tem a seu favor o bom relacionamento com Peter Jackson.
Chris Columbus
Esse já é mais usado e experiente. Traz na carreira sucessos como Esqueceram de Mim 1 e 2, Uma Babá Quase Perfeita, O Homem Bicentenário, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Além de ter sido roteirista de filmes como Gremlins e Os Goonies. Experiência tem, e é outro que sabe lidar com blockbusters e grandes estúdios.
Só lembrando que nenhum desses diretores foi contactado oficialmente pela MGM ou pela Warner Bros. Esse último estúdio, aliás, é quem deve dar o sinal verde na prática, mas só o fará quando os problemas financeiros da MGM estiverem resolvidos ou quando o estúdio do leão rugindo resolver vender ao menos parte dos direitos da adaptação.
A data de estreia estava originalmente marcada para o fim de 2011, mas com a estagnação do projeto, já podemos esperar o filme pra bem depois disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário